domingo, 26 de setembro de 2010

"O espaço..."

Essa questão do espaço escolar, pode não parecer de extrema importância, mas quando atentarmos para o problema de maneira consciente, veremos que é um dos grandes fatores que impedem a aprendizagem do aluno.
E aqui gostaria de fazer um breve paralelo com a filosofia de Foulcaut que em suas especulações filosóficas nos adverte quanto à necessidade das instituições públicas manterem-se dentro dos parâmetros do “Vigiar e punir”.
O espaço é uma causa necessária dessa situação de vigilância e punição. Se alguém já teve o desprazer de entrar numa escola publica, verá que ela pouco se diferencia de uma prisão. Grades, muros altos, poucas cores, banheiros quebrados, carteiras enfileiradas, cimento por toda parte, não há grama nem arvores.
Como manter o aluno consciente num ambiente hostil que só lhe reprime? Como queremos educar alguém se o ambiente de trabalho não é propicio para a educação? E aqui, ressalvo que não depende do professor essa atitude, pois se as escolas tivessem autonomia suficiente para investir o dinheiro que recebe do governo, ela poderia fazer, se quisesse, esse ambiente tão promissor.
Não sei se é de conhecimento geral que todo dinheiro que entra numa escola pública tem destino certo, como quase todo o orçamento do estado e do país. O problema desse tipo de distribuição não leva em conta as particularidades de cada espaço, de cada escola. Por certo que às vezes a escola precisa reparar o encanamento do banheiro, mas o dinheiro que lhe foi enviado só pode ser gasto com a manutenção dos computadores. Às vezes o dinheiro tem que ser gasto com besteiras desnecessárias e o que realmente precisa de investimento fica estático.
Aqui acredito que pude explicar o que entendo por espaço e o quanto essa idéia de melhoria do espaço escolar só pode ser conseqüência de uma autonomia maior das escolas com relação aos seus gastos.
Mas acho que aqui começo a pisar em cacos, pois abranger essas questões, tais como política e autonomia, entramos numa questão perigosa para os nossos vigilantes e punidores...

2 comentários:

  1. Oi Ieda!
    Está é uma questão super importante...
    Na Alemanha, foi desenvolvida uma escola onde a prioridade é os alunos e alunas se movimentarem.. então, toda a escola é planejada para que os alunos possam ter essa liberdade, diversos brinquedos pelo pátio, cadeiras de rodinha nas salas, disposições diferentes das mesas e cadeiras.. os professores, independente da disciplina, ensinam com jogos corporais, é muito interessante. É algo que pode ser traduzido para o português como Escola em Movimento... tem uns vídeos no youtube, eles falam tudo em alemão e não dá pra entender nada! Mas as imagens falam por si... dê uma olhada!

    http://www.youtube.com/watch?v=8ejlhNLxtis&NR=1

    http://www.youtube.com/watch?v=q4ECJ7UlWVc&feature=related

    Bjos!

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  2. q bacana ju! gostei mt desses videos, e cada vez mais chego a constataçao de que é possivel mudar a nossa educaçao publica.
    hoje msm soube que 25% de todo orçamento publico é destinado a educaçao, erroneamente, como venho colocando nesse blog, entao acho q dá pra fazer essa mudança, é só ter vontade!

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