segunda-feira, 30 de março de 2015

A GREVE DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA É DE TODOS OS CIDADÃOS!!!

Estamos em greve já há algumas semanas. É difícil estar em greve, pois isso demonstra a PRECARIEDADE da nossa situação como professores. Acredito que esse seja um problema de nível nacional. Muitas escolas com numero excessivo de alunos, professores sem qualificação, alunos com defasagens de todos os níveis... Mas é preciso que nesse momento paremos para refletir sobre o significado da PRECARIEDADE em si.
O que é ser precário afinal? A palavra sugere que algo esta em falta. Obviamente nos falta muita coisa, mas acredito que em primeiro lugar merecemos um salário digno para alguém que cursou uma graduação. E principalmente um salário digno para quem esta intimamente relacionado com a CONSTRUÇÃO de uma sociedade.
A precariedade é tão grande que extrapola a nossa ação cotidiana... Estamos falando de questões macropoliticas, jogos de interesses, partidarismos e sindicalismos. Muitas pessoas temem a greve por não terem como ficar sem os seus salários, mesmo temporariamente. E muitos descreem da Greve, pois já participaram de outras e nada obtiveram como resultado.
Pois bem... Não existe momento mais oportuno para uma Greve como agora. O país esta vivenciando momentos únicos. Muitas pessoas revindicando nas ruas, e que por mais hipócritas que possam parecer, estão reclamando por melhores condições de vida.
Pois nesse ponto nós temos que entender de uma vez por todas que a educação deve sempre estar em primeiro plano em absolutamente todas as revindicações, pois se tivermos uma educação de qualidade muitas outras coisas seriam consequências dessa melhora.
Isso pode até não ser muito vantajoso para os nossos governantes, que obviamente preferem manter a ignorância do povo, formando mão de obra barata nas escolas públicas. Estava indo tudo muito bem conforme o previsto. Exceto pela inconformidade da população diante de tantos abusos dos governantes.
Estou aqui falando de uma realidade que vivencio cotidianamente. E são tantas as precariedades que vivenciamos que chega até mesmo a ser difícil coloca-las todas aqui nesse texto. Muitas já conhecidas por boa parte da população. Tanto é que temos assistido uma grande parte da população a favor desse movimento dos professores.
Asseguro-lhes, essa GREVE NÃO É ÚNICA E EXCLUSIVA DOS PROFESSORES ESTADUAIS!!! ELA É DE TODO CIDADÃO QUE ESTA DESCONTENTE COM A POLITICA, seja em âmbito federal ou estadual. Ela deveria ser, portanto incitada por todos os indivíduos, pois se trata de um bem PÚBLICO E COLETIVO.
E porque afinal devemos investir nos professores das escolas públicas?  Primeiramente por questões legalistas, pois os professores tem uma defasagem salarial; não recebem aumento desde muito tempo. E depois, mais profundamente ainda esta a questão Humana da profissão.
O professor deveria ser aquele que educa e que dá oportunidades para TODOS OS CIDADÃOS poderem ser o que quiserem Ser. É através da educação que um jovem pode vislumbrar as suas conquistas, se engajar no mundo, ser autônomo. Toda essa conversa estamos cansados de ver em manuais pedagógicos.  E a sua necessidade é real. Mas parece que efetivamente na prática, isso não sai dos manuais. Pois na realidade, nada disso acontece.
Mas as pessoas tem real consciência da importância da educação para a formação da sociedade? Temo que não... Pois, apesar de apoiarem a manifestação dos professores, dificilmente alguém quer se engajar para juntamente lutar pela causa, pois isso é um problema dos professores e os outros não tem nada a ver com isso.
Analisemos melhor a situação... Se uma pessoa esta doente e precisa recorrer a um órgão publico da saúde, e percebe que esse órgão público é falho. Isso ocorre primeiramente por uma falha na educação. Quem levou o individuo a se formar de maneira medíocre foi o próprio sistema educacional do país. E indo mais a fundo da questão,  percebemos que se o individuo tem uma certa e razoável educação, certamente ele terá mais informações sobre prevenção das doenças por exemplo. E mais ainda, se ele precisar protestar contra um sistema que é falho, ele terá total autonomia para reivindicá-lo sendo seu próprio porta voz.
A educação pode atuar em todos os âmbitos da vida social. Desde a informação adequada, a formação cultural e a sua valorização, a atuação política dos indivíduos, e principalmente a sua competência para entrar no mercado de trabalho sem ser apenas mão de obra barata.
Ou seja, no fim das contas a educação realmente transforma as pessoas. Mas isso também não é novidade... A novidade é que estamos em um momento crucial para a política nacional, momento de intervenções e de abertura para mudanças efetivas na postura de cada cidadão. Então se faz necessário unirmos a nossa força, não apenas dos professores da rede pública, mas pais, alunos, sociedade como um todo.
Todos precisamos abraçar essa causa, pois é uma questão nacional. A educação PRECISA MUDAR URGENTEMENTE. E eu bem sei que se trata de um longo processo. Mas se cruzarmos os braços agora, nesse momento de abertura para esses questionamentos, então devemos estar cônscios de que nunca mais essas portas se abrirão tal como ela se nos apresenta.
Peço a todos os cidadão, pais, alunos, professores da rede pública e privada, que se unam em prol dessa melhoria na nossa educação. Salários dignos para os professores, para que eles possam ter tempo livre para preparar aulas, estudar, se aperfeiçoarem como profissionais, assim como diminuir a quantidade de alunos em sala de aula, pois com 40 alunos em cada turma é impossível lecionar qualquer coisa. Pelo fim desse sistema maquiado de dados estatísticos, alunos não são números!!! Alunos são pessoas únicas com imenso potencial criativo! Não deixemos esse mal nos corroer!

Que as nossas forças se unam para juntos fazermos história, pois a aula agora é na RUA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário