segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

No caminhar do aluno, a progressão continua...

Num dia desses de fim de ano, encontrei um aluno a caminhar beirando um pequeno rio da cidade litoranea. Já havia cumprido todos os seus deveres escolares, como bom aluno que é, e estava agora à toa, a caminhar a esmo, sem buscar qualquer preocupação.
Eu, acabava de sair de um Conselho de Escola, e estava desmotivada de qualquer coisa, estava beirando a um colapso de incompreensão diante da nossa estranha maneira de reprovar ou aprovar alunos.

Bom, apenas para expor os casos mais graves: os alunos que tiram boas notas o ano inteiro, e no ultimo bimestre tirou uma nota vermeha fica de recuperação final. Já o aluno que tirou só notas vermelhas o ano inteiro, e no último segundo do 4° bimestre consegue tirar uma nota azul, esta automaticamente aprovado!!!

Como podemos admitir que esse sistema de "progressão" do conhecimento esteja vigorando em nossa educação atual??? A grande questão: não seria um ato IMORAL? Dar créditos a quem progrediu no ultimo segundo, e reter alunos excelentes mas que por algum motivo não conseguiu atingir a nota exigida??

Penso que assim, estamos cada vez mais dando ênfase na atitude errada, ou seja, o aluno que for experto o suficiente terá o seguinte raciocinio: "não preciso fazer nada o ano inteiro, é só no final do ano estudar um pouquinho que ´já é suficiente para passar de ano".

Isso não desvaloriza o aluno que teve um  bom desempenho o ano inteiro? E mais; não desvaloriza o próprio trabalho do professor? A medida que pouco importa o conteudo que ele trabalhou o ano inteiro, sendo que no fim das contas todos os alunos serão aprovados??

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